domingo, setembro 11, 2011

Val Paraíso - Carmenere - Chile

2009.
Tinto.

No nariz, é frutado, mentolado, com um toque picante e álcool perceptível. Na boca tem acidez agradável, taninos medianos mas presentes, bastante alcoólico, com persistência mediana e equilibrado, sem ser muito fino. O vinho é muito barato, e realmente vale a pena pelo preço.

Foi degustado com um prato que ficou maravilhoso: lombo de porco com geléia apimentada de abacaxi ao molho de laranja com salada de shimeji. Temos que confessar: o prato estava melhor que o vinho, e a harmonização seria mais adequada com um rosado ou um tinto leve, como um Pinot.





Para fazer o prato para 4 pessoas, os ingredientes são:
900g de lombo de porco
200g de shimeji branco
1 e 1/2 xícara de arroz
200g de alface
200g de geléia de abacaxi com pimenta
500ml de suco natural de laranja
20g de alcaparras
3g de pimenta rosa
1 colher de chá de manjericão seco
2 colheres de chá de Maizena
1 colher de sopa de vinho branco
1 colher de sobremesa de mel
2 colheres de chá de açúcar
sal
limão
pimenta do reino

Modo de preparar:

Desmembre o shimeji branco, pique o alface.

Abra o lombo de porco em manta, como se fosse para fazer um rocambole. Coloque a manta sobre papel alumínio, salpique algumas pitadas de sal e um pouco de limão e espalhe com a mão sobre a manta. Espalhe 70% da geléia por cima e deixe descansar por 30 minutos.

Complete com a geléia, enrole a manta como um rocambole, e embrulhe em papel alumínio, com algumas camadas, para que os líquidos não escorram. Leve ao forno médio pré aquecido por 40 minutos.

Enquanto isso coloque 2L de água com sal para ferver. Assim que ferver coloque o shimeji desmembrado para ferver por 5 minutos. Depois coloque-o na geladeira.

Coloque o suco de laranja em uma panela em fogo brando. Junte o mel, o açúcar, o manjericão e a pimenta rosa. Deixe ferver por 10 minutos, junte a maizena dissolvida no vinho. Acerte o sal (pouco) e coloque pimenta a gosto.

Após os 40 minutos corte o papel alumínio por cima para os sucos da carne não escaparem, e deixe mais uns 10 a 15 minutos no forno para corar.

Prepare o arroz. Prepare a salada com alface, shimeji e alcaparra. Tempere a gosto, com azeite, pimenta do reino, sal e limão.

Retire o lombo do papel alumínio, passe para uma travessa, despeje 20% do molho de laranja por cima e coloque o resto em um potinho para as pessoas se servirem. Sirva e divirtam-se.

3 comentários:

Silvestre disse...

Edgard que maravilha heim!!! Deu água na boca!!!

Abs e saúde
Silvestre

Unknown disse...

Dos DEUSES... Experimente e me conte

Rômulo Lôbo disse...

Sem comentários! ;7