quinta-feira, março 03, 2011

Jabuticaba é melhor que o Vinho Tinto para o coração


Todos os amantes do vinho já sabem que o vinho tinto possui antioxidantes que combatem os radicais livres e diminuem o risco de ataques cardíacos. Mas poucos sabem que a nossa brasileiríssima Jabuticaba tem mais anti-oxidantes que a Uva.

Uma pesquisadora da Unicamp, Daniela Brotto Lopes Terci, estudou a concentração de Antocianinas nas frutas e chegou ao seguinte ranking:
Jabuticaba: 314
Amora: 290
Uva: 227

São as antocianinas que conferem a cor da jabuticaba, da uva e da amora. São potentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, reduzindo as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas e do câncer. Na casca da fruta encontra-se também a pectina, uma fibra que é indicada para reduzir os níveis de colesterol.

Bem, você já deve ter percebido que de nada adianta comer a polpa e cuspir a casca, pois são nas cascas que se encontram as melhores características medicinais da fruta. No entanto a polpa também é muito nutritiva, tem: ferro, fósforo, vitamina C e niacina, vitamina do complexo B que facilita a digestão e  ajuda a eliminar toxinas.

Então, o mais indicado é consumir a fruta inteira. Como a casca não é muito agradável de ser engolida, uma boa alternativa é fazer um suco batido no liquidificador, puro ou com outras frutas.

Se para obter os benefícios deve ser utilizada a casca, macerar a jabutica e fazer um "vinho" pode dar bons resultados. Bingo! E as jabuticabas também possuem taninos na casca e uma alta concentração de açucares na polpa, boas características para um "vinho" em potencial.

Nós já provamos um espumante de Jabuticaba... e era horrível. No entanto nós já provamos muitos vinhos de vitis viníferas horríveis, o que ainda dá uma esperança para a nossa jabuticaba. Quem sabe algum herege não consegue desenvolver um "vinho" de jabuticaba agradável...

Como temos jabuticabeiras em casa vamos começar os testes. Se ficar bom contaremos. Se ficar horrível e sobrevivermos, relataremos também.

Fontes:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju278pag11b.html
http://amaciel.blogspot.com/2011/01/jabuticaba-nossa-pequena-notavel.html
https://docs.google.com/viewer?url=http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T0282-1.pdf

26 comentários:

Anônimo disse...

Prezados internautas,

O vinho de jabuticaba é simplesmente ma-ra-vi-lho-so! E, quanto mais concentrado, melhor.

Meu pai faz um vinho artesanal de tirar o chapéu, quase seco. Quando eu o tomo, sinto um bem estar físico muito grande. As propriedades antioxidantes podem ser sentidas pelo bem estar que sentimos ao ingerí-lo.

O ideal é deixá-lo agir, por pelo menos três horas, sem beber nada em seguida. Assim, o potencial de ação de todas as substÂncias que esse vinho contêm agem potencialmente.

Vale muito à pena!

Se tiverem interesse em prová-lo escrevam para: aval@ism.com.br

vino di jabu disse...

preciso de informações, na materia dizem que fizeram um vinho ruim , no comentário o pai do rapaz fez um vinho mara.. então vamos trocar info pois HOJE só se cinsegue algo com parceria,troca de experiencias, estou fazendo um experimento, quero muito fazer este vinho de jabu.. sou fissu nelas e acredito. peço dicas vamos fazer uma central de development esse vinho TEM FUTURO.

Unknown disse...

Perfeito. Muito se fala em uva, mas vinho, hoje, bebe-se por prazer da bebida e não, propriamente, seguindo recomendação médica para tal, pois pode desencadear visões de alcoolismo. Os melhores vinhos são os caseiros e mesmo assim observa-se perda enormes de resveratrol contido na semente e casca, onde somente triturando-os e deixando fermentaçao das leveduras em contato para romper as barreiras e liberar todos bioflavanoides e resveratrol da semente que contem 60% de R e 33% na casca. Açao da levedura e formaçao de alcool e tempo de no minimo 60 dias de contato e agitando pelo menos 1 x o dia, se nao fizer isto tudo esta bebida será bebida e pouco proveito na saude. Pode-se associar outros elementos no vinho como: mesocarpo de laranja, casca de jabuticaba fruta, uva inteiras e chá verde tudo triturado e fazer um bom licor com teor de alcool no maximo 15%.

DSF disse...

Meu pai fez um vinho caseiro de jabuticaba e ficou muito bom, apesar de ter apresentado um alto teor de tanino. Gostaria de saber o que deve ser feito para reduzir o tanino no processo de produção. Alguém sabe?

Unknown disse...

Quem tiver interesse de conhecer belos vinho de jabuticaba tem que visitar Santa Tereza -Espírito Santo, Cidade de colonização italiana. Tem vários produtores, inclusive o melhor espumante de jabuticaba da região sudeste.

Unknown disse...

Quem tiver interesse de conhecer belos vinho de jabuticaba tem que visitar Santa Tereza -Espírito Santo, Cidade de colonização italiana. Tem vários produtores, inclusive o melhor espumante de jabuticaba da região sudeste.

edsn disse...


E ai alguem que entende de vinho já provou esse de Jabuticaba ?

Ele é envelhecido no carvalho ?

Quanto custa uma degustaćão ? Alguem tem uma garrafa ?

Bem achei a idéia simplesmente fantastica.

Unknown disse...

Olá Anónimo. Como fazemos para encomendar?
Adilson Lima

Unknown disse...

Eu tenho compro de um amigo é maravilhoso virei fan .

Djeni Araújo disse...

Olá também tenho algumas garrafas,minha mãe produz para consumo próprio.de Minas Gerais. O vinho ja está com três anos.

Unknown disse...

Boa tarde eu fiz o vinho e foi muito bom ficou bom demais gostei muito e vou continuar fazendo alguma duvida é só entra em contato 28999688597

Unknown disse...

Aqui em Curitiba meu fez um vinho de jabuticaba colhido no quintal da casa e olha maravilhoso e apreciável.

Unknown disse...

Eu tomei um licor caseiro de jabuticaba, muito bom o sabor!!!

Magda disse...

Eu fiz bum vinho de jabuticaba e ficou maravilhoso agora estou com dois vidros de jabuticaba fermentando e não vejo a hora de beber eu recomendo pois é muito facil de fazer e fica muito saboroso .

Unknown disse...

Nunca tomei. Quero experimentar. Alguém vende?

Unknown disse...

bem me surpreendi com vinho de jabuticaba casal caneva maravilhoso .vargem alta Esp Santo

Unknown disse...

vale à pena experimentar adoreeei

dvair disse...

Fiz com um amigo que tem 7 pés de jaboticaba, ficou ótimo . triturando 150 litros de jaboticaba
Ficou fermentação com açúcar e um pouco de fermento de pão por 8 dias após prensando deu 75 litros de vinho, que colocamos mais um pouco de açúcar e deixamos por mais 3 meses.
Ficou vinho seco de ótima qualidade, melhor que de uvas.
A casca que sobrou após prensando coloquei fermentação com açúcar e fermento e água por 10 dias , após prensa deu 4 litros de vinho rose doce e cozinhei a casca em um alambique e deu mais 5 litros de graspa ,uma bebida com 45 graus de álcool e semelhante a tequila, só que seca e não doce
A casca

milvainacio61@hotmail.com disse...

Aqui no norte de Goiás quase todos os quintais têm pés de jabuticaba! A maioria dos frutos se perdem nos pés de jabuticabeiras! Minha irmã faz o vinho sempre!!

Unknown disse...

Ja fiz uma leva ano passado e estou fazendo outra, e garanto que fica otimo, e como no vinho de uva, quanto mais velho melhor. Na leva que fiz ano passado, depois de terminar a fermentação, fui provar e tava muito azedo, pois o açucar é todo consumido pelas bactérias no processo, então como em nossa familia todos preferem o vinho suave, adicionei mais açucar e envasei em litros e garrafões, mas o que eu não esperava é que a fermentação recomeçaria, alguns dias depois quase perdi tudo, o garrafão esplodiu literalmente por conta da enorme pressão que acumulou, e nos litros só estouraram as rolhas mas por conta da pressão vasou a metade, agora como gato escaldado, esse ano fiz o mesmo processo de adoçar mas esperei parar a fermentação novamente pra então envasar. Garanto que ficou otimo, tomei duas taças com gelo hoje, e a sensação de bem estar que se sente é incrível.

NADO disse...

Eu produzo o Vinho Jabuticaba em Casa Branca, SP., Capital Estadual da Jabuticaba. Confesso que meus clientes gostam e aprovaram. Realmente fica muito bom. Segue o link do meu site para quem quiser visitar:
https://nadovinholicorecachaca.com.br/vinho-de-jabuticaba

Unknown disse...

Fazemos vinho de jabuticaba aqui na cabana JM . Nossos clientes amam segue lá @cachacajm1

Anônimo disse...

Os comentários aqui dão saudades do tempo em que a internet (ou o dono dela, google) permitia a livre troca de ideias. Ainda que o formato não permita responder as respostas, dificultando a livre interação.
A gente aprende muito comparando as diferentes experiências. Gostaria de ajudar muita gente aqui. Fiz uma pesquisa e entendi a diferença do vinho de uva com o de jabuticaba. Tudo se resume a conseguir um equilíbrio entre uma fermentação completa (que na jabuticaba é mais demorada) e a transferência de substâncias: aromas, antocianinas, taninos, etc, da casca para o mosto, o que também é mais demorado na jabuticaba. Precisa casar as duas coisas: final da fermentação, que transforma o açucar em álcool, com a transferência gradual das substâncias da casca para a fase líquida, mas com cuidado para não liberar muito tanino. O tanino é crítico na jabuticaba, mas ele diminui drasticamente com o amadurecimento. Usar frutos bem maduros ajuda muito.
Espero ter dado uma luz para os aventureiros que como eu estão tentando fazer um maravilhoso vinho de jabuticaba. Tenho certeza que dará certo, com a ajuda das nossas amigas, leveduras. Sobre elas, fica para outra ocasião, mas tudo que falei aqui tem relação com o papel delas na digestão e transformação do mosto.

Unknown disse...

Boa tarde .eu fiz ano passado 5 litros. Esse ano fiz 55.eu faco com a fruta inteira. Cada 10 kg de fruta.2 de açúcar. Deixo fermentar por 60 dias . Ai retiro e coloco em litros de vidro com rolha de cortiça. Fica muito bom .quando bebe na hora nao se te o gosto da fruta .mas logo sente o sabor da jaboticaba. Ficou um vinho tinto maravilhoso

Unknown disse...

elaboro junto com minha esposa, maravilhoso vinho artesanal de jabuticaba e de pitanga, além de licores de diversos sabores (jenipapo, cupuaçu, acerola, pitanga, jabuticaba, goiaba, graviola e limão rosa). Contatos para aquisição via zap com Jackson (73) 98229-2003 ou Andrea (73) 98168-4048

Eder Ayres Siqueira disse...

Bom dia!

Em Catas Altas, Minas Gerais, se fabrica vinhos de jabuticabas, comprovadamente, desde o final do século XIX, como podemos ver em uma matéria do Jornal do Comércio, do rio de janeiro, e também em referências familiares, sendo uma das fabricantes Da. Ana da Fonseca Magalhães, falecida em 1899. Ela e seu marido o Major e Vereador Antônio Alves da Silva, meus trisavós maternos, fabricavam também os deliciosos vinhos de uvas para agradar as visitas e consumo da casa.
A tradição dos vinhos de jabuticabas de Catas Altas vem de geração a geração, e teremos neste ano de 2003 a 22.ª Festa dos Vinhos, cuja maior produção é de vinhos de jabuticabas.