quinta-feira, março 03, 2011

Jabuticaba é melhor que o Vinho Tinto para o coração


Todos os amantes do vinho já sabem que o vinho tinto possui antioxidantes que combatem os radicais livres e diminuem o risco de ataques cardíacos. Mas poucos sabem que a nossa brasileiríssima Jabuticaba tem mais anti-oxidantes que a Uva.

Uma pesquisadora da Unicamp, Daniela Brotto Lopes Terci, estudou a concentração de Antocianinas nas frutas e chegou ao seguinte ranking:
Jabuticaba: 314
Amora: 290
Uva: 227

São as antocianinas que conferem a cor da jabuticaba, da uva e da amora. São potentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, reduzindo as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas e do câncer. Na casca da fruta encontra-se também a pectina, uma fibra que é indicada para reduzir os níveis de colesterol.

Bem, você já deve ter percebido que de nada adianta comer a polpa e cuspir a casca, pois são nas cascas que se encontram as melhores características medicinais da fruta. No entanto a polpa também é muito nutritiva, tem: ferro, fósforo, vitamina C e niacina, vitamina do complexo B que facilita a digestão e  ajuda a eliminar toxinas.

Então, o mais indicado é consumir a fruta inteira. Como a casca não é muito agradável de ser engolida, uma boa alternativa é fazer um suco batido no liquidificador, puro ou com outras frutas.

Se para obter os benefícios deve ser utilizada a casca, macerar a jabutica e fazer um "vinho" pode dar bons resultados. Bingo! E as jabuticabas também possuem taninos na casca e uma alta concentração de açucares na polpa, boas características para um "vinho" em potencial.

Nós já provamos um espumante de Jabuticaba... e era horrível. No entanto nós já provamos muitos vinhos de vitis viníferas horríveis, o que ainda dá uma esperança para a nossa jabuticaba. Quem sabe algum herege não consegue desenvolver um "vinho" de jabuticaba agradável...

Como temos jabuticabeiras em casa vamos começar os testes. Se ficar bom contaremos. Se ficar horrível e sobrevivermos, relataremos também.

Fontes:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju278pag11b.html
http://amaciel.blogspot.com/2011/01/jabuticaba-nossa-pequena-notavel.html
https://docs.google.com/viewer?url=http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T0282-1.pdf

9 comentários:

Anônimo disse...

Prezados internautas,

O vinho de jabuticaba é simplesmente ma-ra-vi-lho-so! E, quanto mais concentrado, melhor.

Meu pai faz um vinho artesanal de tirar o chapéu, quase seco. Quando eu o tomo, sinto um bem estar físico muito grande. As propriedades antioxidantes podem ser sentidas pelo bem estar que sentimos ao ingerí-lo.

O ideal é deixá-lo agir, por pelo menos três horas, sem beber nada em seguida. Assim, o potencial de ação de todas as substÂncias que esse vinho contêm agem potencialmente.

Vale muito à pena!

Se tiverem interesse em prová-lo escrevam para: aval@ism.com.br

vino di jabu disse...

preciso de informações, na materia dizem que fizeram um vinho ruim , no comentário o pai do rapaz fez um vinho mara.. então vamos trocar info pois HOJE só se cinsegue algo com parceria,troca de experiencias, estou fazendo um experimento, quero muito fazer este vinho de jabu.. sou fissu nelas e acredito. peço dicas vamos fazer uma central de development esse vinho TEM FUTURO.

FERNANDO PEIXOTO disse...

Perfeito. Muito se fala em uva, mas vinho, hoje, bebe-se por prazer da bebida e não, propriamente, seguindo recomendação médica para tal, pois pode desencadear visões de alcoolismo. Os melhores vinhos são os caseiros e mesmo assim observa-se perda enormes de resveratrol contido na semente e casca, onde somente triturando-os e deixando fermentaçao das leveduras em contato para romper as barreiras e liberar todos bioflavanoides e resveratrol da semente que contem 60% de R e 33% na casca. Açao da levedura e formaçao de alcool e tempo de no minimo 60 dias de contato e agitando pelo menos 1 x o dia, se nao fizer isto tudo esta bebida será bebida e pouco proveito na saude. Pode-se associar outros elementos no vinho como: mesocarpo de laranja, casca de jabuticaba fruta, uva inteiras e chá verde tudo triturado e fazer um bom licor com teor de alcool no maximo 15%.

DSF disse...

Meu pai fez um vinho caseiro de jabuticaba e ficou muito bom, apesar de ter apresentado um alto teor de tanino. Gostaria de saber o que deve ser feito para reduzir o tanino no processo de produção. Alguém sabe?

Unknown disse...

Quem tiver interesse de conhecer belos vinho de jabuticaba tem que visitar Santa Tereza -Espírito Santo, Cidade de colonização italiana. Tem vários produtores, inclusive o melhor espumante de jabuticaba da região sudeste.

Anderson Tonini disse...

Quem tiver interesse de conhecer belos vinho de jabuticaba tem que visitar Santa Tereza -Espírito Santo, Cidade de colonização italiana. Tem vários produtores, inclusive o melhor espumante de jabuticaba da região sudeste.

edsn disse...


E ai alguem que entende de vinho já provou esse de Jabuticaba ?

Ele é envelhecido no carvalho ?

Quanto custa uma degustaćão ? Alguem tem uma garrafa ?

Bem achei a idéia simplesmente fantastica.

Andrea Mongin disse...

Olá Anónimo. Como fazemos para encomendar?
Adilson Lima

sayonara trindade disse...

Eu tenho compro de um amigo é maravilhoso virei fan .