domingo, novembro 07, 2010

ViVinhos há 6 ANOS

Seis anos enfiando o pé na jaca e continuamos ViVinhos da Silva !!!

Há exatamente 6 anos atrás publicamos a primeira postagem do nosso blogue, para anotar os vinhos que tomávamos em uma plataforma mais moderna que o tradicional caderninho.

Tosco é o adjetivo correto para descrever nosso conhecimento sobre vinho na época. Resumia-se a esparsos jantares românticos nos tempos de faculdade - aquela massa com vinho branco nacional - e numerosos porres de vinhos do naipe do Chapinha, Sangue de Boi, Canção, entre outros clássicos.

Começamos a registrar para evitar os vinhos ruins e repetir os bons. Resolvemos publicar estes registros em um blogue para compartilhar nossas notas e impressões com os beberrões mundo afora. Foram centenas e centenas de litros compartilhados.

Entre reputações abaladas, mitos destronados, novidades reveladas e certezas confirmadas, algumas se destacam:
  • Borgonha é Borgonha, o resto é vinho;
  • Branco é tão fantástico quanto Tinto;
  • Quanto mais caro maior o mico;
  • Vinho que cansa o paladar é uma joça;
  • Quem não decanta perde; e
  • O melhor do vinho é o papo.
Todo esse tempo papeando e tomando vinho, principalmente o barato, nos rendeu um bom repertório de experiências etílicas, entre gloriosas degustações e retumbantes fracassos.

Reuniremos deste repertório os mais significativos exemplares no Guia Escrachados, um guia para o bêbum comum. Compilaremos as piores roubadas e as melhores viagens no mundo do vinho acessíveis os pobres mortais.

Seguimos ViVinhos tomando, contando, compartilhamos dicas, elogiando os sucessos e escrachando o mundo do vinho, afinal de contas alguém tem que esculhambar essa pompa toda, antes que protestem: que porre!

3 comentários:

Administrador disse...

Acho que o blog de vocês foi uma referência obrigatória a todos nós que criamos nossos blogs lá por 2006, como foi meu caso.

Era um dos poucos que havia e com um grande diferencial, a informalidade.

Aliás, essa informalidade é única entre os blogs sobre vinhos. Tento ser informal nos meus textos, mas não consigo com tanta maestria.

Parabéns e continuem sendo essa boa referência pra todos nós. E, se o GUIA ESCRACHADOS ganhar uma versão impressa, reservo o meu desde logo. Se for versão digital, quero receber.

Saúde sempre!!!

Gil Mesquita
Vinho para Todos

Unknown disse...

Gil, sempre achamos o seu blogue um dos melhores da enosfera, você se dedica para fazer cada postagem, pesquisa, se informa, segue um padrão.

Nós um tempo até tentamos ser mais detalhista como você, mas não tivemos disciplina suficiente.

Recebemos muitas visitas a partir do nosso link no seu blogue, o que revela que sua audiência é imensa. Parabéns.

Muito obrigado pelo comentário carinhoso.

Rafaela disse...

Queria pegar carona no post do Gil. Quando criamos nosso blog, também em 2006, o Vivinhos foi um dos primeiros blogs que achamos na rede. Lembro das primeiras edições da confraria brasileira de enoblogs que participamos com vcs.

Parabéns e que venham muitos vinhos nos próximos anos.

No próximo dia 27 será o 4 aniversário do Le Vin au Blog.

Abs.,