segunda-feira, novembro 08, 2010

Malandra = Marson (Tinto) + Alandra (Branco)

Fizemos uma experiência de corte caseiro de um tinto com um branco, e foi muito interessante. Testamos diversas composições, predominantemente branco, tinto, rosé, e comparamos com as versões originais.

A melhor das experiências foi a versão com 90% tinto nacional Marson Vale da Ferradura Cabernet Sauvignon e 10% branco português Alandra. Ficou bem mais interessante que o Marson puro, com características mais marcantes:

Aroma de tâmaras, chocolate, groselha e mentolado. Na boca ótima acidez, um tanto acentuada, com taninos presentes e suaves, corpo mediano, final longo e retrogosto agradável.

Já havíamos feito algumas experiências com corte caseiro de vinhos antes, e todas as vezes foram experiências muito divertidas e didáticas. Já fizemos de tinto com tinto e branco com tinto.

Ficamos imaginando alguns vinhos medianos que podem ser melhorados se utilizados em corte, por terem características que se complementam. Por exemplo, um vinho pouco aromático e com pouca acidez, mas bons taninos em corte com um vinho muito aromático, mas ácido demais.

Faremos outras experiências e postaremos para compartilhar.

Nenhum comentário: