sábado, agosto 28, 2010

Vinum Brasilis - Brasília

Foi maravilhoso, o evento estava na medida: cheio mas não lotado, tinha muitos expositores, mas era possível visitar todos sem sair de ambulância, e foi uma ótima oportunidade para encontrar os amigos do mundo dos vinhos. E o melhor, o consumidor foi muito bem tratado. Foi um evento para seres humanos comuns, e não para semideuses.

As taças iam sendo esvaziadas e de repente já tinha um passando a mão na bunda do guarda, outro cantando a mocinha do stande, a moçona ensinando o rapazinho a degustar, o bêudo lambendo o resto do pote de patê... Alguns discutiam com prazer qual era o melhor Merlot da noite, outros combinavam degustações que nunca acontecerão e, claro, já estava rolando solto o clássico "te considero pra caralho".

Eu anotando os vinhos no celular e o Jota, do Mercado Municipal, me sacaneando, mandando eu parar de jogar video-game. Eu não deixei por menos e fiquei sacaneando o Eugênio (Decantando a Vida), falando que ele ainda não sabe apreciar Borgonha. Desculpa a sacaneada Eugênio, venha aqui em casa que abrimos um Borgonha para compensar.

Ou seja, tava a maior farra! E a Anny trabalhando no estande da Adega do Vinho enquanto eu aproveitava... Mas eu também paguei meu carma, pois a turma inteira da do curso da ABS estava lá, e passaram a noite inteira me dando bronca, porque eu sou o único que não participo do grupo de degustação. E eu passei a noite intera arrumando desculpas esfarrapadas.

Crítico implacável dos vinhos meia-boca, afirmo que nunca antes na história desse país tivemos vinhos tão bons. Impressão confirmada por um gringo em legítimo portunhol. Anoto abaixo os vinhos que mais me impressionaram. Não que os outros estivessem ruins, pois não tomei nenhum ruim de fato, mas estes listados merecem destaque.

Espumantes

Gran Legado
De longe é o melhor custo benefício da galáxia nos espumantes. Enche a boca de borbulha, uma explosão de sabores que até arde o nariz. Aromático para um espumante e muito refrescante. Custa em torno de 30 reá.

Pericó Espumante
Bem frutado, macio, fácil de tomar e muito interessante. Pra dizer a verdade eu prefiro aqueles que enchem a boca de borbulhas, mas este é muito saboroso e ótimo para um clima romântico.

Dom Giovanni
O Nature deles é fantástico, creio que passa 24 meses amadurecendo, se me lembro bem. Uma delícia, com borbulhas fartas e agulhas picantes.

Geisse
O espumante top deles é um verdadeiro show, com muita personalidade, muitas borbulhas e final mineral. Um dos melhores espumantes da exposição, talvez o melhor.

Pizzato
Tudo o que se pode esperar de um espumante superior, que enche a boca e satisfaz em poucos goles, com perlage farto.

Todos os outros espumantes eram bons, mas estes se destacaram no meu paladar.

Brancos

Cordilheira de Santana
Eita Chardonnay arretado de bom, aromático, complexo e harmônico. Com ótima acidez e presença marcante, bem estruturado para um branco. Final longo e muito agradável.

Gewurstraminer Salton
Aromático, floral, na boca muito interessante, retrogosto forte, boa acidez.

Dom Laurindo - Malvasia
Um dos melhores brancos da noite, muito aromático, floral, pêssego, com retrogosto muito forte. Tem pouca acidez, mas ótima presença. Eu gostaria de tomar esse vinho novamente.

Luis Argenta Chardonnay
Mel, madeira, fruta. Retogosto bom, mas um pouquinho mais de acidez cairia bem.

Rosés

Pericón Rosé
Goiaba, maçã, floral. Falta um pouquinho de acidez, mas é muito refrescante e agradável. Tem final longo para um rosado.

Lidio Carraro Rosé
Um rosé marcante, interessante, muito bem feito, com aromas de frutas vermelhas, talvez morango. Muito agradável na boca, refrescante e com boa presença.

Tintos

Lidio Carraro
Nebbiolo
Rubi claro, tânico, longo e harmônico. Pela cor espera-se um vinho muito mais leve, por isso é muito surpreendente na boca.
No nariz tem framboesa, vegetal. Talvez o melhor da noite.

Miolo Castas Portuguesas
Aromas complexos, de couro, defumado, muito equilibrado. Um vinho muito bom, que eu adoro, já tomei mais de uma vez e tomaria novamente. Na minha opinião é o melhor Miolo.

Dom Laurindo Reserva especial.
Muito aromático, lembrando couro e um pouco floral. Tânico mas harmônico, um vinho de guarda.

Luiz Argenta
Merlot 2005 Gran Reserva
Aroma complexo com madeira, e frutas, muito equilibrado. Amargo, bom final.

Salton Desejo Merlot
Um dos melhores da noite, herbáceo, notas frutadas e muito bom corpo. Um vinho complexo e com muita personalidade.

Boscato Merlot Gran Reserva
Quem acompanha o blogue sabe que adoramos este vinho, que achamos um grande vinho, certamente um dos melhores brasileiros. Aromas complexos, madeira e frutas, e na boca uma presença muito marcante, com muito equilíbrio.

Nenhum comentário: