quarta-feira, fevereiro 02, 2011

#CBE - Vinho Rosé caseiro: Almadén Branco + Miolo Selação Tinto

2009 e 2010.
Rose (branco + tinto), Riesling, Merlot, Cabernet Sauvignon.

O plano era reunir dois vinhos brasileiros básicos, um branco e um tinto, para fazer um Rosé interessante. Fracassamos miseravelmente.

Para a postagem da Confraria Brasileira de Enoblogs desse mês, foi escolhido o tema vinho rosé "livre" e resolvemos degustar um rosé "caseiro". Quem acompanha o blogue já viu postagens de rosés feitos em casa algumas vezes. É freqüente fazermos rosés com vinhos medianos, usando o branco que está na taça,  misturando com o tinto recém aberto. Muitas vezes o resultado é interessante.

Achamos que um tinto mediano pode melhorar bastante se misturado com um vinho branco aromático, se suas características forem complementares: um tinto com pouca acidez e um branco com bastante, quando misturados podem se equilibrar. Desta vez erramos na escolha do tinto. No mínimo.

Bom, nosso rosé caseiro foi composto por Almaden Riesling (bom custo/benefício) e Miolo Seleção Cabernet e Merlot (custo/benefício ruim). Fizemos diversas composições para testar a melhor: 80% branco, 20% tinto.

A proporção 50% 50% não ficou rose: havia boa acidez e taninos medianos, com residual amargo e perfumado no aroma, que lembrou frutas vermelhas frescas, e frutas cítricas.

A proporção 70% branco, 30% tinto ficou rosé, mas um rosado forte, com mais características do tinto do que do branco, semelhante ao vinho acima, mas com pouco tanino e com acidez mais acentuada e aromas mais cítricos.

A proporção 80% branco e 20% tinto resultou em um rose de cor bem interessante, viva, um rosado puxando para o vermelho. Ficou com aroma mais cítrico, com corpo leve, mas com amargor um tanto presente. Foi a melhor combinação.

As duas misturas foram mais agradáveis que o tinto, mas ainda assim preferimos o branco sozinho. Já conseguimos experiências melhores com outros Rosés caseiros como o Marson + Alandra.

Esta maneira de fazer Rosé, misturando tinto e branco é proibida aos produtores por muitas legislações nacionais, que só admitem outras maneiras de se obter um Rosé: pouco tempo de contato do mosto com a casca, mistura de uvas brancas e tintas antes da fermentação e maceração suave. Mas como este, foi feito em casa, tudo bem, é permitido.

Se você resolver fazer uma experiência com rosé caseiro, registre os comentários no blogue.

Nenhum comentário: