sexta-feira, novembro 05, 2010

Porque, quando, quanto e como decantar o vinho

Por que?
Para decantar a borra, caso tenha, mas o mais importante é abrir os aromas do vinho, que exalam mais quando entram em contato com o ar. Quando o vinho é aerado os aromas começam a se manifestar de maneira mais nítida e ampla.

O vinho ao decantar exala um pouco de álcool, que é o principal responsável por transportar os aromas. Um vinho pouco aromático e pouco alcoólico pode até perder aroma com o tempo. Já o vinho mais alcoólico irá refinar e a sensação de álcool abrandará. Pode-se achar que o vinho está com "menos aroma", mas é provável que esteja com menos "cheiro de álcool".

Alguns conhecedores de vinho não utilizam o decantador para os grandes vinhos, afirmam ser melhor tomar direto da garrafa. Nossa experiência aponta para a eficiência da sua utilização, raros foram os vinhos que pioraram com o tempo de decantador.

Um bom vinho tinto pode ser "perdido" se não decantar. São inúmeros os relatos de vinhos que pareciam medianos quando foram abertos, e que se transformaram em grandes vinhos depois de 1 hora ou mais decantando.

Se você estiver abrindo um bom vinho, não seja impaciente, tome-o somente após decantá-lo.


Quando?

Tintos - Sempre
Exceção: vinhos tintos muito envelhecidos podem perder o aroma rapidamente. Em caso de vinhos de mais de 20 anos, pode ser melhor servir direto da garrafa e arejar na taça, tomando devagar.

Brancos e Rosados - Algumas Vezes
Brancos mais caros e mais elaborados podem melhorar bastante no decantador. Brancos jovens e refrescantes em geral não precisam ser decantados. Mantê-lo na garrafa, de preferência com uma uma "roupa" térmica gelada, pode ser mais vantajoso para servir na temperatura correta.

Fortificados e espumantes não costuma-se decantar. Existem relatos de casos indicados, mas raros.

Quanto Tempo?

Tintos
Geralmente mais de 30 minutos. Os vinhos bastante robustos e jovens podem evoluir melhor depois de 1 ou 2 horas decantando, já os mais delicados e antigos podem perder aroma após 1 hora. De maneira geral 45 minutos decantando pode ser considerado um tempo adequado, no entanto, os vinhos mais encorpados merecem mais tempo.

O vinho pode ser experimentado ao abrir a garrafa, para ser comparado 20, 40 minutos após, afim de decidir o melhor momento de tomar o vinho. Se com 20 minutos o vinho tiver menos encantador do que na abertura, deve ser servido.

Brancos
30 minutos de decantador para os vinhos mais nobres costuma ser o suficiente para que se exalem os aromas. Alguns vinhos brancos podem abrir bastante se forem muito decantados, como o Francês Côtes du Jura, ou um Rioja Branco.

Como?

Existem diversos tipos de decantadores, com formatos diferentes e encantadores. O decantador comum é parecido com a foto. Geralmente os decantadores são feitos de cristal ou vidro: os de cristal são lindos, caros, pesados e difíceis de manipular; os de vidro são menores, mais leves, mais fáceis de manipular, mais baratos e mais resistentes.

O efeito do uso dos dois é rigorosamente o mesmo. Fizemos o teste com metade do vinho em cada tipo de decantador e não constatamos diferença. No cotidiano preferimos o de vidro, com visitas as vezes usamos o de cristal. É freqüente alguma visita ter dificuldades de servir o vinho com o decantador de cristal.

Tintos
Para decantar tintos, abrimos a garrafa geralmente armazenada a 12ºC, vertemos devagar e delicadamente pela parede do decantador. No momento de servir é provável que o vinho esteja em temperatura ideal.

Quando o vinho não tem borra costumamos deixar a garrafa emborcada no decantador, o que proporciona uma "explosão" de aromas no momento de servir. Alguns decantadores possuem tampa. Para aerar mais rápido é melhor deixar aberto.

Em dias mais quentes deixamos um pouco do vinho resfriado na garrafa para temperar mais tarde, com a técnica descrita abaixo.

Brancos
Para os brancos a dificuldade é decantar e servir na temperatura ideal. Se o vinho for aberto a 9ºC, depois de 30 minutos, se o dia estiver quente, ele provavelmente já estará em temperatura ambiente, muito quente para servir.

Para resolver esta questão costumamos decantar 1/2 garrafa e a outra metade deixamos na própria garrafa com uma "roupa" térmica gelada. Outra opção é deixar a outra metade no balde com gelo (ou na geladeira) enquanto o restante decanta. No momento de servir juntamos o restante do vinho no decantador para temperar e deixar o vinho em uma temperatura correta para servir.



Um comentário:

Edson disse...

Muito interessante o post. Realmente, a utilidade do decantador vai muito além da estética.