sexta-feira, outubro 01, 2010

Os vinhos devem ser armazenados na horizontal?

Muitas pessoas perguntam sobre a forma correta de armazenar vinho.

Claro que a melhor forma é deitado, na horizontal, mas outro dia fiquei pensando se os fornecedores de vinhos tem a estrutura física necessária para armazenar um estoque todo na horizontal, e cheguei a conclusão que não.

Os depósitos e estoques recebem muitas caixas e as saídas e entradas são muito dinâmicas para que haja espaço e organização para que todas as garrafas fiquem deitadas. Mas será que isso prejudica em demasia a condição do vinho? Se isso prejudicasse a condição do vinho freqüentemente tomaríamos vinhos estragados, o que não é verdade.

Mesmo quando o vinho chega "em sua reta final", loja ou supermercado, por mais que o lugar possua estrutura para armazenamento horizontal de garrafas, não terá espaço suficiente para todas as garrafas de todas as caixas.

De fato os vinhos que serão tomados em 3 ou 4  anos depois de produzidos, que são a esmagadora maioria,  não chegam a ser prejudicados pelo armazenamento em pé. Acreditamos que a temperatura e a luminosidade são fatores muito mais prejudiciais do que o armazenamento vertical.

Mas para os vinhos que ficarão guardados por 10 anos ou mais, o armazenamento horizontal é imprescindível, e geralmente estes vinhos de guarda são mais caros e suas quantidades de comercialização e consumo são muito menores, o que permite o armazenamento horizontal, tanto pelo comerciante quanto pelo consumidor.

Nenhum comentário: