segunda-feira, agosto 23, 2010

Frango ao vinho com molho de kiwi



Este frango fica maravilhoso e vai muito bem acompanhado de arroz branco, purê e salada. O molho de kiwi fica com uma cor linda. O molho não é muito fácil de acertar no tempero, por isso tenha alguns kiwis reservados, caso aconteça algum desastre.

Não é uma receita nos moldes tradicionais com quantidades e tudo mais, pois eu cozinho "a olho", sem medidas. Mesmo assim vou tentar das as dicas para o prato ficar bom.

Ingredientes:
4 sobrecoxas de frango
4 kiwis
1 xícara vinho branco seco
10 folhas de hortelã
mel
açúcar
sal
hondashi
pimenta do reino
maizena

Bata no liquidificador os 4 kiwis maduros e a hortelã, com meio copo de água e uma colher de chá de maizena. Deve ficar com uma consistência cremosa. Adoce com um pouco de mel e açúcar, mais ou menos duas colheres de chá de cada. Para não errar a dica é deixar um pouco azedo, no ponto que arrancaria uma careta de uma criança. Coloque em uma panela pequena e leve ao fogo baixo por uns 5 minutos. Adicione umas 3 ou 4 colheres de chá de hondashi e uma pitada pequena de sal. Vá adicionando o hondashi e o sal aos poucos e experimentando com pão. O gosto deve ficar semelhante aos molhos agridoces orientais. Muito cuidado com o açúcar e o sal, pois se passarem do ponto o molho fica intragável.

Desosse as sobrecoxas e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque para cozinhar em uma frigideira tampada (eu costumo usar de pedra) com um fio de azeite. Quando evaporar o líquido deixe dourar um pouco e vire as sobrecoxas. Após virar coloque um pouco de vinho, 1/3 xícara. Quando evaporar repita a operação duas vezes. Provavelmente o frango estará pronto dentro de uns 15 minutos na frigideira de pedra.

Acondicione o frango em uma travessa e coloque o molho por cima. Não coloque muito, cerca de 2 colheres de sopa em cada sobrecoxa. Sirva com os acompanhamentos e deixe o molho em um pequeno pote para as pessoas se servirem mais, se quiserem.

Combina bem com brancos e tintos.

Nenhum comentário: