segunda-feira, agosto 30, 2010

Degustação com Mauro Von Siebenthal

Na quarta passada, dia 25, tive a fantástica experiência de degustar os vinhos da Von Siebenthal juntamente com a pessoa que os faz: o enólogo e vinicultor Mauro.

O enólogo fala de seus vinhos como um pai e uma mãe fala de seus filhos e os vinhos da Von Siebenthal realmente são únicos. Um belo trabalho!

Começamos degustando o Parcela 7, de cor rubi intenso, inspirado em Bordeaux, um corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot. Com álcool presente, pede decantador. Aroma levemente frutado, com retro-gosto e notas amendoadas, abre para ameixa e caramelo. Paladar harmônico e persistente.

Em seguida, degustamos o Carmenere 2007, também rubi intenso, com aroma mais frutado, notas de baunilha, adocicado e amargo, com retro-gosto de terra. Corpo mediano, não é monovarietal, ele tem 15% de Cabernet Sauvignon.

Seguimos degustando o Carabantes que já havíamos tomado e adorado. Um vinho floral e delicado, diferente dos Shiraz australianos. Também é um varietal.

O Montelig é um blended de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Carmenere. Precisa decantá-lo. Tem aroma intenso de frutas, caramelo, avelã, amadeirado. Com taninos muito finos e harmônico no paladar.

O Toknar é um monovarietal de Petit Verdot. Aroma de couro, intenso, precisa de decantador. Com notas de cascalho. Acidez e taninos muito finos. O nome Toknar é indígena e significa pedra. A encosta rochosa de suas parreiras inspirou seu nome.

Um comentário:

Eugênio Oliveira disse...

Anny,

Também tive essa grata experiência. Já tinha tomado todos os vinhos do Mauro, exceto o Tatay de Cristóbal, que continuo sem conhecer. Tomá-los novamente, e agora todos em uma única oportunidade, e como você mesma disse, na presença de seu criador, foi mesmo uma experiência única.

Também postei no DCV o evento com ele.

Um abraço.

Eugênio Oliveira
www.decantandoavida.com