quarta-feira, junho 09, 2010

Escolhendo o vinho do jantar romântico - visão masculina

Um jantar romântico não pode dispensar o vinho. Mas como escolher o vinho certo para a noite perfeita? Aqui vão algumas dicas:
Se sua companheira não está acostumada a beber vinhos.
A escolha deve ser um espumante demi-sec ou brancos adocicados: moscatel, torrontés, chenin, entre outros. Peça balde de gelo e sirva geladinho. Ela vai dizer: "humm, esse vinho é muito bom, delicioso... como eu não conheci antes?". Se você não é um beberrão, uma só garrafa já vai deixar os dois flutuantes. Agora, se você for uma esponja, um manguaceiro, peça outra garrafa e voltem de táxi. Não peça a terceira garrafa, pois você pode estragar a noite.

Se sua companhia bebe vinhos de vez em quando.
Escolha um espumante demi-sec ou vinho branco leve para abrir a noite. Pode ser um levemente adocicado ou um mais seco: um alsaciano pode encantar, especialmente o gewurztraminer. Os vinhos brancos portugueses vão bem para esta indicação. Se vocês decidirem por outra garrafa, podem pedir outro branco ou um tinto macio, frutado, com taninos arredondados, como um chileno carmenere ou argentino malbec.

Se sua companheira gosta de vinho, mas não entende muito da arte.
Escolha um vinho branco seco para início de papo: um riesling, um chardonnay, sauvignon blanc ou pinot grigio. Depois escolha um tinto elegante, como um pinot noir, um tempranillo ou um pinotage. Estes vinhos são leves e acompanham bem o papo sem roubar a cena.

Se sua companheira entende bastante de vinhos, deixe que ela escolha.

Nenhum comentário: