segunda-feira, maio 03, 2010

Amarone della Valpolicella - Villa Fulvia - Itália

2002.
Tinto. Corvina e Molinara


Um vinho superior, uma experiência extremamente agradável. O Amarone é um clássico italiano, que é feito com as melhores uvas quase passas, o que resulta em um vinho encorpado e rico, amplo e complexo. Para o nosso gosto é o vinho mais fino que a Itália produz.




Rubi com reflexos "tijoláceo" e granada, límpido e brilhante. Aroma muito complexo com frutas negras, como ameixas secas ou compota de ameixas, levemente amadeirado e um pouco de defumado, com notas de chocolate e fumo de corda. Na boca é perfeito, harmônico, robusto, com acidez na medida, taninos bem presentes mas suaves, um pequeno amargor e uma persistência fantástica. Tem um rico aroma de boca e traz uma sensação meditativa.

Seu único pequeno defeito é um pouco a mais de álcool no aroma logo depois da abertura. Recomendamos um decantador e deixar descansar um pouco na taça antes de tomar, para reduzir a impressão alcoólica no aroma.

Somos fãs do Amarone, e este compramos no Empório Vignamazzi, no Center Norte - SP, por uma pechincha - para um Amarone - R$ 100. A simpática proprietária da loja nos deu um desconto de R$ 18 por ser a última garrafa e estar com o rótulo um pouco rasgado. Foi uma ótima compra.

Nenhum comentário: