quinta-feira, abril 15, 2010

Selo Fiscal: Mantega confirma adoção

O Ministro Guido Mantega, da Fazenda, anunciou que será adotado no Brasil o Selo Fiscal para o vinho. O selo será produzido pela Casa da Moeda e ficará pronto em 60 dias, e começará a ser utilizado ainda este ano.

Os grandes produtores comemoraram o anúncio, já os produtores artesanais temem que a medida desestimule os pequenos produtores e leve a uma concentração de mercado. O Selo Fiscal servirá para inibir a sonegação e garantir a procedência, mas acarretará um pequeno custo para sua adoção e utilização.

Para os grandes este custo é mínimo e a burocracia, que já faz parte da vida das grandes empresas, será facilmente absorvida no cotidiano. Já para os micro produtores e produtores artesanais o selo complicará um pouco a vida deles, pois podem não conseguir atingir os critérios necessários para a utilização do selo.

Os consumidores ganham e perdem com o selo. Ganham confiabilidade na origem do vinho industrializado, e perdem na arte e na variedade dos artesanais.

Costumamos preferir a arte dos pequenos produtores aos milhares de litros padronizados (e frutados: argh) dos grandes produtores. Agora é esperar para ver o resultado.

Um comentário:

Joao Henrique disse...

Infelizmente acho que essa história dos preços nao serem afetados é conversa. Li outro dia uma análise de um importador levantando algumas questoes sobre a implantação do selo. Se a selagem for feita fora do país, e por produtores menores (os melhores) estamos falando em trabalho manual e hora/trabalho paga em dolar ou euro. Se for feita no Brasil, terá que ser realizada ainda no porto, enqto os vinhos ainda estao no container refrigerado. Qto tempo se leva para selar as milhares de garrafas em um container?? Multiple isso pelo custo diario, tbem em dolar, do aluguel desses containers. Em amobs os casos tratam-se de custos adcionais que com certeza serão repassados para nós. Por isso defendo já UM BOICOTE AOS VINHOS NACIONAIS.