sexta-feira, abril 30, 2010

Expovinis - Importadores prestem atenção nos Patrícios

Olha, os Portugueses estão de parabéns, foram os campeões de simpatia, renderam ótimas surpresas e papos estupendos. Nós somos fãs dos seus vinhos, principalmente dos Alentejanos e Vinhos Verdes. Adoramos os vinhos com Touriga Nacional, Tricandeira, Aragonez, Alvarinho e Arinto.

Aliás, é impressionante o número de castas portuguesas autóctones e como eles trabalham bem com elas.

Dois produtores nos chamaram atenção: Quinta das Arcas e Vale Barqueiros, e ambos não possuem representação no Brasil. Importadores, façam este favor para nós.

A Quinta das Arcas tem vinhos realmente fantásticos, com aromas complexos e surpreendentes, que intrigam por muito tempo. Possuem vinhos verdes de boa qualidade e ótimo preço. Seriam muito bem recebidos no Brasil, e os proprietários são muito simpáticos e atenciosos.

Já o Vale Barqueiros foi uma das melhores visitas da exposição. Não vamos mentir, chegamos ao estande por conta do bigode do patrício, que era muito típico, com as pontas viradas para cima. Mas o que surpreendeu foi a qualidade dos vinhos e o conhecimento do patrício. Ele sabe caracterizar um vinho como poucos e nos deu uma imensa aula sobre vinhos portugueses, suas castas, seus aromas e seus sabores.

Além destes tomamos alguns Tourigas fabulosos e alguns da casta Arinto mágicos. Redescobrimos os portugueses, pois estávamos decepcionados com os Douro "parkerizados" frutados, potentes e "prontos para beber" jovens. E ficamos decepcionados quando vimos que alguns Dão estavam indo na mesma direção.

Começamos a tomar mais os vinhos do Alentejo e Extremadura, e outras regiões que resistiram a onda de mercado e, claro, o Vinho Verde, que não falta em nossa adega. Mas depois desta Expovinis vamos voltar a prestar atenção nos Portugueses, que estão produzindo ótimos vinhos.

Nenhum comentário: