segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Uma Breve História do Vinho - Rod Phillips

Este livro é bem interessante, ilustrativo e rico em informações. Traça a história do vinho desde suas mais antigas marcas arqueológicas, passando pelas primeiras informações escritas na Mesopotâmia, pelas ricas informações no Egito e os copiosos relatos da Grécia e de Roma até os dias de hoje.

Vale muito a pena ler, principalemente para derrubar preconceitos e para se informar sobre esta cultura que está imbricada na humanidade. O homem criou o vinho e o vinho a humanidade!

Bem, inspirado neste livro pegamos um pouco do vinho do post abaixo, que não gostamos muito, e temperamos com mel de boa qualidade. Olha, podemos dizer que ficou bem interessante. Não nos arrependemos. Muito pelo contrário, aguçou a imaginação e já ficamos imaginando qual seria a melhor proporção para o tempero.

Na antiguidade era comum misturar o vinho seco e o mel diluido em água na proporção de 1 para 1. Esta proporção deveria mascarar um vinho terrível, de arrepiar os pelos que ainda não nasceram, e hoje seria desnecessária. Colocamos cerca de uma colher de chá em uma taça. Ficou um pouco marcante, mas ouso dizer que melhorou o vinho.

Experimente! Ouse!

Nenhum comentário: