terça-feira, fevereiro 06, 2007

Equilíbrio no vinho

Não é um trapezista bêbado...

Um vinho equilibrado é aquele que nenhuma característica se sobrepõe demais às outras, e nenhuma sensação torna o vinho desagradável.

Exemplo: um vinho colheita tardia. Este tipo de vinho costuma ser bem doce. O fato do açúcar se sobrepor demais às outras características o torna desequilibrado, mas não deixa de ser um vinho agradável. Ou seja, um vinho pode ser agradável mas desequilibrado.

Exemplo 2: um vinho muito tânico. Um vinho com o tanino muito presente, que chega a incomodar, não será equilibrado. Um vinho assim pode ter muitas qualidades, ter aroma extremamente complexo, com amoras, compota de framboesa, tostado, vegetal, pêlo de camelo amanhecido em uma manhã fria de fim de inverno, etc. Mas se os taninos forem desagradáveis o vinho não será equilibrado, apesar das suas inúmeras qualidades.

Se um vinho for extremamente ácido, extremamente tânico e extremamente amargo, de maneira que nenhuma dela seja mais desagradável que as outras, este vinho não será equilibrado. Ou seja, o vinho será uniformemente ruim, sem uma característica se sobrepor a outra, mas isso não quer dizer que ele seja equilibrado.

Nenhum comentário: