domingo, setembro 13, 2015

Conde de Valdemar Gran Reserva 1997 - Rioja - Espanha

1997.
Tinto. Tempranillo e Mazuello.

Assaltamos nossa adega, que a Anny guarda a 7 chaves. Aproveitei uma distração dela, consegui 6 chaves, e tive que convencê-la a entregar a sétima.

Um bom vinho envelhecido é tudo de bom, e este é o caso. Se você tem um desse na adega, não deixe para amanhã, encontre uma boa oportunidade para tomá-lo ontem, pois já está passando do tempo. A ótima oportunidade pode ser uma visita, melhor ainda se nós formos os visitantes. Use decantador, que o aroma abre com o tempo.

Sua cor é rubi intenso, com reflexos alaranjados e "tijoláceos". Bem perfumado, seu aroma é característico de vinho evoluído, mas com um sutil aroma de fruta ainda presente, principalmente se percebido no decantador. Tem aroma de fumo, madeira velha, um toque de bala de café e ao fundo pode-se perceber ameixa e cassis.

Na boca está excelente, bastante saboroso, com taninos suaves, leve amargor e boa acidez, mas com a idade já perceptível. Tem corpo mediano, harmônico, com persistência longa e retrogosto aparente, evocando o fumo.

Putz, como é bom vinho bom. Pena que a garrafa só tinha 750ml.

Nenhum comentário: