sábado, novembro 05, 2011

Verza - Syrah - Argentina

Foto: http://bacopobre.wordpress.com 

2008. Mendoza.
Tinto.

O vinho é meia boca, mas o Ragú que ele acompanhou foi sacanagem... Com Shitake e bastante vinho tinto: um delírio culinário. A receita segue mais abaixo. Antes o vinho.

O vinho é básico, rubi com reflexos violáceos, aroma de frutas vermelhas, lembrando compota de cereja e um pouco de cassis, com um resquício defumado e um tanto alcoólico.

Na boca tem taninos medianos, com acidez acentuada, e álcool perceptível. Tem persistência mediana e sensação de vinho bastante frutado, principalmente no retrogosto.

Já o Ragú, caramba!!! Foi feito com patinho, shitake, tomate, cebola, cenoura, azeite e complementos.

Ingredientes:
1 Kg de Patinho
1/2 L de vinho tinto (seco, óbvio)
1,5 Kg de Tomate
300g de Cebola
300g de Shitake (fresco, produzido por nós de preferência)
150g de Cenoura
200ml de Azeite Extra-Virgem
50g de Alho
Salsa, Cebolinha, Tomilho, Pimenta.

Em uma panela grande coloque 100ml de azeite e a peça de patinho para selar. Deixe selar por uns 10 minutos, até ficar bem escurinha de todos os lados, mas sem queimar. Retire a carne.

No azeite restante, raspe o queimado da carne, junte um 50g de cebola e o alho, deixe dourar. Coloque o 1kg do tomate sem pele, metade da cenoura, metade da cebola. Retorne a peça de carne, coloque o vinho, e complete com água até cobrir a peça de carne, coloque um pouco de sal e pimenta. Deixe cozinhar por umas 3 horas, completando a água se precisar.

Quando a carne estiver bem macia, retire a peça, corte em fatias com 1cm de espessura, e corte as fatias em "cubos" de 3 cm. Retorne a carne ao caldo, junte o resto da cebola, da cenoura do azeite e deixe cozinhar por mais 45 minutos.

Junte o shitake, as ervas. Cozinhe a massa e faça a polenta, enquanto o Ragú cozinha por mais 30 minutos.

Use a parte mais líquida do molho para a massa e para cobrir a polenta. Sirva com bastante queijo parmesão ralado e azeite extra-virgem.

Coma e desmaie.

2 comentários:

J Pires/C Soares disse...

Descobrindo o seu blog!E não tem como não regressar!

Cumprimentos,
Carlos Soares
http://wineofus.blogspot.com

Unknown disse...

Muito obrigado. Será sempre muito bem vindo!!!