sexta-feira, janeiro 28, 2011

Vinhos muito alcoólicos estão na moda

Nos últimos anos os vinhos "generosos" entraram na moda, sendo motivo de animados papos entre amantes do vinho, uns adorando a nova onda, outros nem tanto. O estilo de vinho muito alcoólico é próprio do novo mundo, pois as condições climáticas o favorecem. Podemos dizer que uma das suas características mais marcantes do vinho "novomundista" é o alto teor alcoólico, além do já conhecido estilo frutado.

É amplamente divulgado que o aquecimento global proporciona verões mais quentes, o que leva à produção de uvas mais doces, com mais açúcar para ser transformado em álcool. Se os vinhos mais alcoólicos estão inundando o mercado, é necessário que se desenvolva o gosto por este tipo de vinho, para não encalharem nas prateleiras.

Para resolver este tipo de problema, existe a moda: publicações elogiam com entusiasmo este tipo de vinho e diversos enófilos pelo mundo afora tratam de reproduzir os novos padrões, usando um bordão também da moda: "é um Vinhão"...


Há uma década atrás os vinhos com teor alcoólico superior a 13ºGl não eram muito comuns, e hoje são cada vez mais raros os tintos com menos do que isso. Já provamos um vinho não fortificado com mais de 15ºGl, e já ouvimos relatos de vinhos com mais de 16º. Mas é um grande desafio fazer um vinho harmônico com bastante álcool, sem que ele se sobreponha às outras características. Alguns conseguem, outros fracassam.

Um vinho harmônico não deve ter nada sobrando nem nada faltando. Se falta tanino, sobra acidez, ou vice-versa, o vinho não pode ser considerado equilibrado, muito menos harmônico. Com o álcool é a mesma coisa: um vinho pouco alcoólico fica sem expressão, já um vinho com excesso de álcool fica agressivo demais aos sentidos, um tanto tosco. Para ter equilíbrio o álcool não pode sobrepujar os aromas e sabores.


O alto teor alcoólico pode incomodar os paladares e olfatos mais sensíveis. Quando moderado confere uma sensação picante, ou mentolada, mas quando em excesso constitui um defeito, escondendo os aromas e os sabores do vinho atrás da sensação alcoólica.

Mas como tudo na vida tem dois lados, os vinhos mais alcoólicos também tem algumas boas vantagens. A primeira é que o álcool "transporta" os aromas para o nariz. Assim, um vinho com um teor alcoólico alto, que não seja defeituoso, ficará "mais aromático" do que se tivesse um teor baixo.

Outra vantagem inegável é o transporte de mais álcool por garrafa. Um vinho de 15ºGl tem 35% de álcool a mais do que um vinho de 11ºGl. Todos os adoradores do vinho também são adoradores do efeito que o consumo moderado de álcool proporciona. Logo, se o vinho tiver mais álcool por garrafa... trará mais prazer por garrafa também.

Temos uma tendência a ser cafonas, fora de moda. Preferimos os vinhos no estilo tradicional, mas não podemos deixar de registrar que existem boas pérolas no estilo da moda.

Nenhum comentário: