quinta-feira, dezembro 23, 2010

Dicas de vinhos para o Natal e para o Ano Novo

Na tradicional festa de Natal ou Ano Novo nada melhor do que vinho para agradar os convidados. O vinho deixa a sogra mais legal, o cunhado menos pentelho e o penetra mais à vontade. Mas a escolha errada pode naufragar a empreitada.

Não dispense os espumantes, são obrigatórios nestas ocasiões. Recomendamos os brasileiros na faixa de R$ 20, que dão muito bem conta do recado. Compre alguns Brut e alguns Demi-Sec, para agradar a todos os paladares. Tenha um Porto, um Madeira ou um vinho de sobremesa para o final... ou o começo do novo dia! Esta é a parte fácil.

A parte mais difícil é agradar os paladares com os outros vinhos. Primeiro deve se perguntar: para quem serão servidos, para pessoas que estão acostumadas a tomar vinhos, ou para pessoas que não costumam tomar vinhos?

Se for um público amplo e eclético é mais fácil, atire para todos os lados que acertará diversos patos e todos os gostos.  Calcule 2 vinhos para cada 3 pessoas que não tem erro: alguns ficarão bêbados, outros sóbrios e não faltarão vinhos. Se você tem medo de faltar, deixe alguns espumantes na manga.

Esqueça um pouco da harmonização, pois as mesas de fim de ano costumam ser fartas e com diversas opções, logo haverá harmonização para tudo.

Se for um público acostumado a tomar vinhos, veja este link e procure os vinhos que caibam no seu bolso: http://vivinhos.blogspot.com/search/label/****

Se não são acostumados, sugerimos alguns brancos mais fáceis, como Moscatel, ou Chenin Blanc ou Torrontés, e tintos medianos (3 estrelas no blog) porque são mais fáceis ao paladar. Também não é uma atitude genial gastar as burras e não agradar a ninguém, então prefira os vinhos mais fáceis e mais acessíveis.

Vinhos excelentes apresentam aromas fantásticos e bom corpo, mas são rascantes para quem não está acostumado a tomar vinho, aí pode rolar o mico! Apresenta-se um grande vinho e os convidados não gostam, abrem aquele sorriso amarelo, e o mais "entendido em vinhos" pode soltar uma pérola do tipo: "ah, o vinho é bom né... mas não tem um Concha & Toro Reservado não?".

Para que isso não aconteça, prefira os vinhos mais simples. O gosto comum está mais para os vinhos *** (3 estrelas): http://vivinhos.blogspot.com/search/label/***

Agora se você quiser apresentar um vinho especial, compre um Borgonha. Qualquer um será bom, e você consegue encontrar alguns por R$70.

Mas se a sua preocupação for qualquer uma, menos dinheiro, entre em uma boa loja e diga para o vendedor: "Estou procurando vinhos na faixa de 150, 200 reais." Você voltará pra casa repleto de vinhos fantásticos e com a conta bancária mais magra. Mas cuidado, este hábito pode dar tanta dor de cabeça quanto um autêntico Chapinha.

Desejamo-lhes um feliz Natal, um Ano Novo maravilhoso e que o Papai Noel lhes traga algumas Pantufas de Jaca de presente.

Nenhum comentário: