sábado, setembro 18, 2010

Strogonoff de Frango com Molho de Ostras

Uma explosão de sabores. É um Strogonoff aditivado mas sem deixar de ter um sabor tradicional. Foi feito em panela de pedra, e não sabemos da eficácia da "receita" em outras panelas, mas na de barro ou ferro deve funcionar perfeitamente. Harmonizou muito bem com um Cabernet não muito encorpado.

Ingredientes:
2 cebolas médias
1 peito de frango cortados em cubos pequenos
200g de cogumelos paris fresco
200g de creme de leite
40g de manteiga
1 colher de sopa de molho de ostras concentrado
1 colher de sobremesa de shoyou
2 cálices de azeite
vinho branco seco
farinha de trigo
ervas de Provença
sal
pimenta moída

Fatie os cogumelos com espessura mediana, de 1/2 cm e reserve. Espalhe o frango picado em uma travessa e polvilhe delicadamente a farinha de trigo, vá manipulando e colocando farinha até que cada pedacinho fique envolvido e sequinho, sem muita farinha. Se ficar uma gororoba não vai dar certo, cada pedacinho deve ficar envolvido em uma fina camada de farinha, um solto do outro.

Pique as cebolas e coloque no liquidificador com um cálice de azeite bom. Derreta a manteiga e mais um cálice de azeite em uma panela, coloque a cebola batida e tampe a panela em fogo brando. Mexa a cada 3 minutos, e quando começar a "pegar no fundo" e dourar, comece a mexer com freqüência para não queimar. Dar aquela queimadinha de leve no fundo é desejável, mas bem pouco. Mexa até ficar marrom claro, bem dourado mesmo, mas não pode chegar ao marrom escuro.

Despeje o frango no creme de cebola dourado, e mexa delicadamente para misturar. Tampe a panela e deixe alguns minutos em fogo brando, mexendo a cada minuto. Quando os pedaços esbranquiçarem coloque os cogumelos, o shoyo, o molho de ostras e duas pitadas fartas de ervas de provença. Misture suavemente e tampe a panela. O cogumelo deve ser fresco, senão não irá soltar líquidos suficientes para o cozimento. Mexa a cada uns 5 minutos durante uns 20 minutos em fogo brando. Criará um caldo grosso e marrom. Se evaporar demais, equilibre um cálice ou dois de vinho branco seco.

Tempere com sal e pimenta a gosto, misture bem com o creme de leite, e pronto. Fica divino.

Especulamos que ficaria bem exótico com alguns poucos pinhões cozidos e cortados na metade. Na próxima testaremos esta variação e contamos.

Nenhum comentário: