quinta-feira, agosto 26, 2010

Android: Vinhos no celular

Para os usuários de Android aqui vão algumas dicas de aplicativos sobre vinhos. Infelizmente ainda não tem nenhum em português... taí uma oportunidade de negócios para quem gosta de vinhos e de informática.

Drync Wine Free - você pode controlar sua adega adicionando os vinhos diretamente da base de dados do software. Para cada vinho pode anotar quantas garrafas possui, o preço estimado e comentários sobre o vinho.

Cellar Rat - indica a qualidade da safra nas principais regiões vinícolas do mundo, de 1990 até 2008. Útil para evitar as piores safras no momento da compra. Não precisa estar conectado à internet para funcionar. Achei este o mais útil para o dia a dia.

Food & Wine - Busca vinhos por nome, preço, região ou varietal. Apresenta comentários sobre o produtor, o vinho, aromas. Sugere harmonização do prato a partir da escolha do vinho e vice-versa.

Swirl - Apresenta informações sobre os vinhos, com comentários do produtor e de avaliadores, quando disponível. Apresenta um interessante índice de varietais com suas características e sugestão de harmonização. Suas informações sobre compras não valem para o Brasil.

Wine and Food Pairing - Sugere harmonização a partir do vinho ou do prato em uma base de dados bem ampla. O mais interessante é que informa quais pratos ou vinhos devem ser evitados.

Wine Dictionary - Dicionário de termos em inglês. Útil para quem domina o inglês, mas não conhece muito sobre vinhos.

Wine Facts - Apresenta informações curiosas e notícias e sobre o mundo do vinho. Traz diversas futilidades, mas também informações interessantes. Bom para iniciantes na arte e para aqueles que tem tanto prazer em saber sobre vinho quanto em degustá-lo.

Existem diversos outros aplicativos disponíveis no Market mas não listados aqui, que eu testei mas não indico.

Em tempo: se você quiser utilizar um Android (que é muito bom) não compre um Motorola, como o que tenho. O hardware é bom, apesar da bateria durar pouco, mas a empresa não respeita os consumidores brasileiros: irá atualizar o software do celular no mundo inteiro menos na América Latina. Explicação? Só pode ser falta de respeito...

Nenhum comentário: