segunda-feira, junho 14, 2010

Um doce início...

É muito divertido ler as primeiras postagens do nosso blog, feitas lá em 2004 e ficar relembrando nossa chegada ao mundo do vinho.

Mas o que queremos contar é o seguinte: começamos degustando vinhos brancos. Só tomávamos brancos e só gostávamos de branco e ainda criticávamos como é que as pessoas conseguiam gostar de vinho tinto. Para nós, tinto ser melhor que branco era inconcebível! Nossa opção de vinho era convicta e certa: branco, de preferência demi-sec!

Até que compramos uma garrafa de vinho do porto. Se tratava de um famoso vinho, era preciso experimentar! Sabíamos que era um vinho fortificado, mais alcoólico. Nessa época, prestávamos muita atenção à graduação alcoólica dos vinhos. Ficamos maravilhados quando vimos a graduação do porto!

Enfim, degustamos. Uau, era o vinho perfeito! Super alcoólico, iria dar para ficar “breaco” logo! Bem docinho, do jeito que a gente gostava! Que lindas lágrimas!! Vinho brilhante! Agora sim, entendíamos o grande apreço pelos tintos! Ficamos metidos, pois iríamos começar a tomar vinho tinto! Afinal, intransigência não combina conosco!

E mandamos ver na garrafa. Quando chegamos na metade, caiu a ficha que estávamos equivocados quanto a forma de bebê-lo... Não era para tomarmos a garrafa inteira de uma vez, mesmo porque isso é um feito muito difícil a ser realizado, mas sim tomá-lo como aperitivo... Era um vinho “licor”...

Sabíamos disso, mas na época, desprovidos de pré-conceituações, recém – exploradores desse mundo, além de estudar, também questionávamos todas as informações e nos sentíamos livres para montarmos o nosso perfil de sommeliers, essa atitude foi reflexo desse pensamento. Afinal, é experimentando que se aprende!!!

Nenhum comentário: