segunda-feira, abril 05, 2010

Cortello - Touriga Nacional - Portugal

2006.
Tinto.

Bem, como vocês podem perceber compramos os dois Cortello's para compará-los: Touriga Nacional e Aragonez.

Cabe aqui um comentário sobre portugueses "varietais". Vinhos de uma só cepa de uva possuem uma longa história, talvez a mais longa da história do vinho. Certamente os primeiros vinhos feitos foram de uma única uva, até porque não deveriam ter duas cepas disponíveis para se fazer um corte.

Na modernidade a grande dicotomia do vinho se deu entre Borgonha e Bordeaux, em relação ao vinho "varietal" ou ao vinho de corte não poderia ser diferente: Borgonha feito só de Pinot Noir e Bordeaux um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc.

Mas a "onda" de varietais foi iniciada pelo Tio Sam, como apelo de mercado, para mostrar que seus vinhos eram feitos das mesmas uvas que os vinhos franceses. Também como forma de mostrar ao consumidor o que estava sendo consumido. Um pé no mercado, outro no consumidor. Duas faces da mesma moeda, uma "santa" outra "diabólica", como tudo neste mundinho após Zoroastro, ou Zaratustra.

Voltando da digressão para o vinho, este varietal apresenta poucas divergências de caráter em relação ao anterior, um pouco mais complexo no aroma, com um paladar mais potente, no entanto mais cansativo. Para este vinho ser melhor poderia ter mais sabor ácido e mais amargo, e menos açúcar residual.

Um vinho simples e barato, que é bom para ser consumido sem se irritar com o preço ou qualidade. Pode comprar, mas não espere um vinho fantástico.

Um comentário:

alemdovinho disse...

Olá. Gostei do blog. Direto, sem frescuras, mas mantendo um toque pessoal.

Tente, do mesmo produtor, (Dão Sul) se encontrar por uns poucos reais a mais, Quinta de Cabriz, da região do Dão.